Plano Atividades 2018/2019

Nota Introdutória


O plano de atividades que a seguir se apresenta compreende as atividades propostas pela lista A para os Órgãos Sociais da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Bairro de S. Miguel, em diante designada por APEEL, para o ano letivo 2018/2019.
Mantendo uma linha de continuidade e reforço do trabalho realizado ao longo dos últimos anos letivos, para além das atividades centrais da APEEL, dar-se-á especial destaque às seguintes áreas:

  • Relações institucionais de cooperação com os principais parceiros da APEEL - CML, Agrupamento Escolas Rainha D. Leonor, Coordenação da Escola, Junta de Freguesia de Alvalade e as outras associações de PEE do agrupamento; 
  • Apoio na realização de atividades de caráter mais global desenvolvidas pela Coordenação e pelos Docentes da Escola;
  • Reforço na articulação das Atividades de Enriquecimento Curricular com as desenvolvidas pelos docentes titulares das turmas;
  • Comunicação das Atividades realizadas pela APEEL e relacionadas com a nossa comunidade escolar. 

Ambicionamos que seja mais um ano para reforçar o envolvimento dos Pais e de toda a comunidade escolar em ações que possam contribuir para melhorar as condições educativas, lúdicas, de segurança e de alimentação, assegurando a capacidade de intervenção da APEEL.

A finalizar a nota introdutória deixamos um forte agradecimento aos anteriores membros dos orgãos sociais, Nuno Santos, Nuno Pimentel e, em particular, à Presidente, Dina Gaspar, que desenvolveu um trabalho excecional ao longo dos últimos anos, na direção da APEEL.

Agradecemos, ainda, à estrutura técnico administrativa que, diariamente, assegura as actividades da APEEL e que, estamos certos, continuará a dar todo o apoio à continuidade do trabalho da anterior equipa e que os membros da lista que se apresenta também colocam como prioridade da sua atuação.

A APEEL define, para 2018/2018, as seguintes áreas de actuação prioritárias:

1.     Relações institucionais


Conselho Geral

Na sequência do que ocorreu em anos anteriores, e dando prossecução ao Regulamento do Agrupamento de Escolas Rainha D. Leonor compete à Associação de Pais propor dois representantes (um efetivo e um suplente) dos PEE para o Conselho Geral. Assim, e na sequência da escolha dos Representantes dos Pais e Encarregados de Educação do Bairro de S. Miguel, será dada indicação ao Agrupamento dos respetivos nomes, que integrarão a lista de PEE a eleger na sede do Agrupamento, em eleição para o Conselho Geral.

Ao longo de dois anos letivos, será desta forma assegurada a participação, em defesa dos interesses e preocupações dos Pais e Encarregados de Educação da nossa Escola, naquele órgão. Será ainda articulada, sempre que possível, a participação do representante no Conselho Geral nas reuniões abertas a Pais e Encarregados de Educação para que a circulação de informação sobre este importante órgão de gestão do nosso agrupamento seja o mais partilhada e participada possível.


Outros Parceiros Institucionais

A APEEL dará igualmente continuidade às boas relações que mantém com os restantes parceiros institucionais, quer sejam a Direcção do Agrupamento, a Coordenação da Escola, com quem temos em andamento várias iniciativas oriundas do trabalho da anterior Direção, bem como com as diferentes edilidades, nomeadamente a Junta de Freguesia.

A APEEL continuará ainda a atuar como interlocutor principal entre a CML e a comunidade escolar, participando nas reuniões periódicas de acompanhamento da evolução das obras e a fazer a comunicação regular com os pais e Encarregados de Educação.


Associações de Pais do Agrupamento

Outra área de foco dos órgãos da APEEL será a de manter o diálogo com as restantes Associações de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento, nomeadamente, com a APEPES – Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Eugénio dos Santos, no sentido de articular iniciativas que facilitem a integração dos novos alunos oriundos dos 4ºs anos da nossa escola no início do próximo ano curricular, para o que já contribuiu a criação das “FAQ – O Guia de Sobrevivência para pais principiantes do 2º ciclo”, disponibilizadas aos pais e Encarregados de Educação dos alunos do 4º ano. A APEEL poderá reforçar esta parceria, desenvolvendo algumas iniciativas conjuntas no âmbito dos projetos que desenvolve, outras iniciativas que contribuam para uma adaptação de ciclo tranquila, e em momentos festivos do agrupamento, nomeadamente, dia do agrupamento e fecho de ano escolar e arraial de final do ano.


2.    Atividades promovidas em articulação com a Escola e toda a comunidade escolar

     Daremos igualmente continuidade à lógica de colaboração estreita com a Coordenação da Escola, mas envolvendo desejavelmente toda a comunidade escolar, nomeadamente pela dinamização de actividades que sejam uma clara mais-valia para a escola. Neste sentido, nesta área procuraremos:


2.1.Instalações físicas e operacionais

Continuar a acompanhar a evolução das obras procurando, em conjunto com toda a comunidade escolar e com a CML, encontrar soluções que minimizem o impacto das mesmas. 
Potenciar a utilização do espólio de computadores portáveis, já doados pela APEEL, por parte dos professores, em contexto de metodologias de ensino-aprendizagem apoiadas em pesquisas on lineorientadas e supervisionadas. 
Terminar o processo já iniciado pela anterior equipa de garantir que um conjunto de salas (nomeadamente, do bloco B, com as obras concluídas) sejam equipadas com projetores de dados que facilitem o trabalhado pedagógico de docentes e alunos.

2.2.Ações de Solidariedade

Dando prossecução às tradicionais campanhas de recolha de bens, e assim que as limitações de espaço de espaço (decorrentes das obras) o permitirem, organizar a recolha de fundos e de mantimentos para instituições ou associações de solidariedade. O objetivo é acordar com estas entidades algumas acções a serem desenvolvidas na Escola (recolha de fundos, apadrinhamento, voluntariado, etc.) e apelar à famílias para que contribuam para esse fim.

2.3.Comunicação

Uma das grandes apostas para o ano letivo 2018/2019 será a de promover a melhoria contínua da comunicação da APEEL e da nossa Escola, contando com o reforço de recursos humanos da equipa para esse efeito e com uma participação estreita de todos os intervenientes no espaço Escola. Pretende-se melhorar os processos de comunicação dentro do contexto escolar, nomeadamente, a dirigida aos alunos, às famílias, aos Professores, à Direção da Escola e Agrupamento mas, também, potenciar pontes e articulações na comunicação entre estes intervenientes da comunidade escolar e destes para o exterior da Escola. Assim, pretende-se que os projetos temáticos se articulem com um projeto mais abrangente e transversal, em torno da comunicação, que permita a melhor articulação entre todos e o melhor alcance das diferentes atividades através de uma cada vez melhor comunicação na Escola e a partir da Escola. Pretende-se, para isso, também refletir, em conjunto, sobre como comunicamos em contexto educativo. 

Redes Sociais

Manter ativas as redes sociais da Associação, potenciando a utilização do Instagram,  capitalizando os hastags  #apeel #bairroSao Miguel, e desta forma também explorar a dinâmica visual da área envolvente da escola, lançando concursos às famílias sobre aspetos arquitetónicos e de vivência quotidiana da escola e do bairro em que esta se insere.


Blogue

Dar maior projeção a este veículo com mais conteúdos sobre a vida da Escola.


Newsletter

Recuperar a edição da newsletter da APEEL, com os contributos de alunos, professores, pais, e diferentes profissionais envolvidos nas atividades da Escola. A experiência de Professores envolvidos na criação de jornais e publicações em contexto de turma poderá ser uma grande mais-valia para esta experiência coletiva.

Correspondência inter-escolas

No seguimento da experiência iniciada no ano letivo anterior entre uma turma do 4º ano da nossa Escola e uma turma de uma escola da Sertã (cujo contacto inicial foi estabelecido a partir da visita promovida pela APEEL à Macieira, uma aldeia fortemente afetada pelos incêndios, em 2017), será promovida a correspondência entre as turmas da escola que queiram aderir à iniciativa com turmas de escolas de fora da Área Metropolitana de Lisboa, contactadas pela APEEL. Pretende-se a troca de experiências, partilhas do quotidiano, dos modos de vida, a partir de realidades diferentes. No final do ano letivo, poderá ser promovido um encontro entre alguns dos grupos envolvidos.

Reuniões Abertas a Pais e Encarregados de Educação

Manter a iniciativa de realizar reuniões abertas a Pais e Encarregados de Educação com vista a garantir uma proximidade à totalidades das questões que preocupam as famílias da escola. Estas reuniões ocorrerão, pelo menos, 1 vez em cada período.

Escola de Pais – edição 2018/2019

Outro compromisso que procuraremos cumprir em 2018/2019 passa pela realização de diferentes iniciativas da Escola de Pais, ao longo do ano, mantendo uma iniciativa que, apesar de nem sempre contar com uma elevada participação, continua a ser evocada pelos Pais como uma das mais interessantes do conjunto de iniciativas lançadas pela Associação. Como potenciais temas teremos os relativos a ‘como comunicamos’, ‘direitos humanos’, e a ‘pediculose’.

2.4.Projeto de cidadania: Promoção dos direitos das crianças e Pegada ecológica

No seguimento de todo o trabalho desenvolvido durante o ano letivo anterior, será mantido o projeto de cidadania, centrado nos temas dos Direitos humanos e da Pegada ecológica, aos quais daremos particular destaque no âmbito da comunicação desenvolvida.

                  

Direitos da Criança

A APEEL, no âmbito do Projeto de Cidadania iniciou no ano letivo de 2017/2018, um projeto que visou dinamizar atividades que contribuíssem para uma capacitação dos nossos alunos no que se refere aos seus Direitos como Criança, designadamente ao melhor conhecimento dos mesmos e à forma como se podem fazer valer deles, nos vários domínios das suas vidas. 
Nesse contexto, a APEEL solicitou junto do MTSSS - Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, um conjunto de edições com o texto da Convenção sobre os Direitos da Criança(1989), a que Portugal aderiu em 1990, texto esse preparado para ser explicado às próprias crianças, com linguagem adaptada e propostas para colorir, no final. 
Assim, convidou-se cada professor, do 1º ao 4º Ano, a promover a sua utilização pelos alunos, da forma que lhe aprouver,sugerindo-se, por exemplo, a leitura regular destes Direitos em contexto de sala, a produção de desenhos, de textos, a discussão de situações da vida real em que os alunos exponham direitos que estejam, ou não, a ser observados, etc..
A atividade irá efetivar-se no corrente ano e também será facultada, este ano aos professores titulares e aos encarregados de educação, via email, a versão em PDF, para que as crianças possam trabalhar esta temática igualmente em contexto familiar, sendo este mais um instrumento de ligação entre a escola e família. 
No ano em que se comemoram os 30 anos da Convenção (2019), a APEEL irá integrar nas suas   atividades propostas que comemorem essa efeméride.

                  Pegada Ecológica

Na senda do projeto de cidadania desenvolvido durante o ano letivo anterior, pretende-se: Promover o uso da alimentação saudável, envolvendo as crianças e os pais em iniciativas que incentivem a criatividade na confeção dos lanches e das refeições; Desenvolver/promover iniciativas que estimulem a preservação da natureza, a reciclagem e o bom uso dos recursos naturais, em que participe toda a comunidade escolar e em articulação com os eventos festivos – mantendo e reforçando iniciativas como a dos alunos Embaixadores do Ambiente, na Festa de S. Miguel, que se mobilizaram na sensibilização para a limpeza, a reciclagem e o trânsito.

2.5.Eventos festivos

Lanche de Natal

Manter o lanche de Natal, dirigido a toda a comunidade escolar e com vista a promover um momento de convívio e partilha de experiências entre todos, antes da pausa letiva.

Arraial de Final de ano

Assegurar a organização o tradicional arraial de final de ano, mantendo o modelo de abertura a todas as turmas da escola e revertendo uma parte da receita para as iniciativas de solidariedade a desenvolver e a restante para a melhoria de condições da escola.

Outros

Participar, de acordo com as solicitações da Coordenação da escola em diferentes atividades associadas a dias festivos, como o dia da Árvore, o dia da Criança,…


3.     Promoção das AEC

Enquanto entidade promotora e executora das AEC, a APEEL tem como responsabilidade:            
·      Implementar as AEC em parceria com o Agrupamento e a Direção da Escola, de acordo com a planificação aprovada pelo Conselho Geral sob proposta do Conselho Pedagógico;
·      Garantir a existência dos recursos humanos, materiais (material didático e de desgaste) e de espaços necessários ao desenvolvimento das AEC, assegurando a boa prestação das mesmas e a existência das adequadas condições de funcionamento e segurança das instalações;
·      Envolver o Agrupamento no processo de seleção dos profissionais a afetar a cada AEC;
·      Definir os horários e a organização das atividades em parceria com o Agrupamento, no cumprimento das decisões do Conselho Geral;
·      Garantir, em conjunto com o Agrupamento, os meios necessários à limpeza das instalações.

4.     CAF e Atividades Extra

Para além destas iniciativas gerais, em termos específicos das tradicionais actividades da APEEL, continuaremos a dar continuidade ao programa da Componente de Apoio à Família (CAF) já em curso, procurando sempre melhorá-lo e enriquecê-lo.
Ainda no contexto da CAF, a APEEL continuará a promover actividades nas interrupções letivas do Natal, do Carnaval, da Páscoa e no final do ano lectivo, com programas lúdico pedagógico, bem como a manutenção das actividades extra tal como sejam o judo, hip-hop, ballet, xadrez e viola.
A finalizar, propomo-nos dar continuidade ao compromisso de zelar pelas condições educativas, lúdicas, de segurança e alimentação da escola, assegurando o acompanhamento de questões que continuam a preocupar todos os Pais e EE, nomeadamente, no que diz respeito à qualidade do ensino, à segurança no espaço escolar, à capacidade dos espaços exteriores, no sentido de possibilitarem as atividades lúdico-recreativas dos educandos durante as pausas letivas, ao funcionamento do refeitório e à qualidade da alimentação.

Novembro, 2018

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