PROFESSOR DE MENINOS - Entre a Lei e a Pedagogia

Pinho Neno (2015). Edições Vieira da Silva.  
Apresentação: Escola Bairro de São Miguel - 23/04/2015 - 18 horas.
Segundo o autor, a obra consiste numa «narrativa de factos do quotidiano escolar, quase todos ocorridos na lenta agonia de um regime político oligarquicamente autoritário, durante o qual descaradamente se permitiu a seus mais “fiéis” serventuários e dedicados coveiros a prática impune de toda uma série vergonhosa e vil de actos que repugnam e aviltam» (p. 18).
Com esta obra, escrita há 4 décadas e publicada agora, o autor destaca «o quanto e como era difícil o exercício da docência no Ensino Primário nos tempos heróicos do regime deposto, sendo certo que nos tempos que decorrem o é ainda mais, não só neste nível mas também nos sequentes» (p. 17).
Parte dos factos passaram-se na considerada escola-modelo, com fama de ser a melhor do país, considerando «a localização num bairro burguês da cidade, o enquadramento e arquitectura do edifício, o facto de ser frequentada por crianças provenientes de classes sociais favorecidas, a circunstância de algumas professoras ali colocadas serem esposas de dirigentes ou de altos funcionários da Administração» (p. 133).
O autor, Pinho Neno, é diplomado pela Escola do Magistério, licenciado em Direito e mestre em Ciências da Educação. Começou por ser professor, na década de 70, na Escola de S. Miguel e continuou em diversos organismos com outras actividades ligadas ao ensino e à educação. Como escritor possui 18 obras publicadas (8 em prosa e 10 em poesia).

Manuel Ferreira Patrício, interveniente na apresentação do livro, fez o Curso do Magistério Primário, licenciou-se em Filosofia e doutorou-se em Ciências da Educação; Professor Catedrático Aposentado da Universidade de Évora e Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto é uma referência no domínio da Educação, Pedagogia, Filosofia e Cultura em Portugal. (Adaptado de <http://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_Ferreira_Patr%C3%ADcio>).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AAF - Atividades de Animação e de Apoio à Família na Educação Pré-Escolar

Informações-Escola Eb1 - Bairro de São Miguel

Ano letivo 2022/2023 - Inscrições AAAF/CAF