Estratégias para Reduzir o Stress das Crianças nos Exames - Dicas Úteis para Pais

A ansiedade que antecede um exame e surge no exacto momento em que este decorre, bem como a pressão que muitas vezes existe para obter bons resultados escolares, podem ter uma influência directa e significativa para as crianças.
A ansiedade neste tipo de situações é normal e desejada, porque mantém as crianças concentradas e focadas no estudo, no entanto, quando em excesso, pode ser um problema, pois pode gerar stress e tensão, afectar a auto-confiança da criança e, em casos extremos, provocar bloqueios – as chamadas “brancas” – que podem prejudicar o desempenho da mesma na prova.
Os sinais aos quais os pais devem estar atentos por constituírem um sinal de alerta para ansiedade que os seus filhos poderão estar a sentir são:
·      Dificuldades em dormir;
·      Perda de apetite;
·      Expressão triste, taciturna ou calada quando regressam a casa;
·      Isolamento ou introversão;
·      Irritabilidade;
·      Dificuldades de concentração.
E o que podem fazer os pais? No Workshop sobre “Estratégias para reduzir o stress das crianças nos exames” daremos estratégias para que os pais possam ajudar a aliviar a ansiedade e os medos associados ao exame, bem como algumas dicas para que os seus filhos consigam estudar de forma organizada e eficaz, de forma a realizarem o exame com tranquilidade e sucesso.

Ana Pestana (Est. OPP Cédula nº 123146)

Rita Macedo Mimoso (Est. OPP Cédula nº 123214)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AAF - Atividades de Animação e de Apoio à Família na Educação Pré-Escolar

Informações-Escola Eb1 - Bairro de São Miguel

Ano letivo 2022/2023 - Inscrições AAAF/CAF