Escola de Pais - A Hiperatividade em contexto familiar e escolar
(Perturbação de Hiperactividade com Défice de
Atenção - PHDA)
A socialização começa na família. «O comportamento
social é aprendido por um processo natural de imitação, no dia a dia, a partir
do contexto familiar. Esta aprendizagem é fundamental na continuação do
processo de socialização da criança em meio escolar» (Matos, M. M., 1993).
Quando se trata
de crianças hiperativas, é comum os pais sentirem um «enorme embaraço e até um
evidente descontentamento por verificarem que, apesar da sua firmeza educativa,
os filhos são capazes de os deixar mal em público. É necessário que tenham
noção de que as crianças não têm culpa do comportamento que manifestam, muito
pelo contrário, elas são as primeiras vítimas dos seus comportamentos» (Fernandes,
M., 2012).
Porém, a «interação entre a família e a escola é uma
abordagem primordial para o desenvolvimento de uma criança com PHDA. A eficácia
da intervenção junto a estes alunos só poderá ter benefícios a longo prazo se
os pais estiverem implicados e se sentirem envolvidos» (Fernandes,
S., 2013).
Próxima escola de Pais - dia 25 de Fevereiro - 18 horas na biblioteca da Escola
Envie a sua inscrição para - apeel24@gmail.com
Comentários